quarta-feira, 13 de março de 2013

No-Break Microprocessado ou Inteligente?

Você já deve ter ouvido seu cliente pedindo um nobreak inteligente ou até mesmo perguntando o que ou para que serve a inteligência em um no-break.
Bom, a primeira confusão que se deve evitar é achar que um no-break microprocessado é um no-break inteligente.


Hoje, microprocessadores estão presentes em quase todos os equipamentos eletroeletrônicos que se pode imaginar, desde o seu relógio de pulso até o controle remoto do seu aparelho de som.

Ele é apenas mais um dos componentes eletrônicos que fazem parte do circuito.

A inteligência do no-break está relacionada à execução de ações automáticas programadas pelo usuário. Para um no-break ser inteligente ele precisa de uma porta de comunicação com o computador ou servidor, que pode ser serial - ou nos modelos mais recentes, USB - e de um software de controle e gerenciamento ou driver no sistema operacional. A função principal dessa "inteligência" é garantir a integridade dos dados no caso de falta de energia prolongada. Se o usuário não estiver presente, o software faz automaticamente o desligamento dos aplicativos, salvando os arquivos abertos e desligando o sistema operacional antes que a bateria acabe. Além disso, o software pode interagir com sensores internos e externos do no-break ativando ações para cada evento específico que o equipamento ou a rede elétrica tiver. Como assim? Você pode programar o No-Break para iniciar o procedimento de back-up, caso dispare o alarme de incêndio do prédio, por exemplo. Ele também pode "avisar" todos os usuários logados, por e-mail, Pager ou S M S para o administrador da rede. Aí é só o usuário acessar a instalação e o no-break via um browser de internet – de onde estiver, e pronto! Isso é ser inteligente! Nos equipamentos mais sofisticados, geralmente usados para servidores ou rede, existem pacotes de integração entre o no-break e o software de gerenciamento corporativo da empresa. Isso significa que o administrador da rede pode usar o mesmo software e a mesma interface gráfica que ele já usa para gerenciar o servidor, roteadores, switches, etc para gerenciar o no-break e a energia. E dá para fazer muito mais!

E, atenção! Todos os No-Breaks APC são inteligentes e alguns modelos dispõem de recursos avançados.


2 comentários: